Com exposições individuais em importantes espaços como a Aram Gallery de Londres, o Salão do Móvel de Milão, o Vitra Museum na Alemanha, a Vivid Gallery de Rotterdam, o Gronginger Museum na Holanda e a Basel Art Fair, o trabalho de Jaime Hayón é atualmente reconhecido como um dos principais exemplos de como a arte pode encontrar o design, já tendo atraído a atenção de diversos colecionadores de prestígio.

O artista e designer espanhol nasceu em Madri em 1974. Quando adolescente, encantou-se com a cultura do grafitti e do skate, influências que podem ser percebidas em seu trabalho até os dias de hoje. Em 1997, depois de estudar design industrial em Madri e Paris, começou a trabalhar com a lenda da publicidade Oliveiro Toscani na renomada Fabrica, centro de design comandado pela Benetton. Em um curto período de tempo, seu brilhantismo lhe rendeu uma promoção: de estudante a chefe do departamento de design.

Oito anos e muitas experiências depois, Jaime sentiu que já era hora de montar seu próprio negócio. Lançou coleções de toy art, cerâmicas e móveis, também trabalhando com design de interior e instalações. Sua visão de arte singular foi exposta pela primeira vez na mostra “Mediterranean Digital Baroque”, na galeria londrina David Gill. Tratava-se de uma instalação toda executada em cerâmica, um dos grandes talentos de Hayón.

Logo depois veio a mostra “Mon Cirque”, que passou por Frankfurt, Barcelona, Paris e Kuala Lumpur. Essas exposições colocaram Jaime na vanguarda de uma nova escola de artistas que ultrapassavam os conceitos de arte, decoração e design. O movimento gerou uma nova valorização de objetos de design complexos e perfeitamente executados.

O grande conhecimento das técnicas artesanais, somado a uma criatividade única, fez com que Jaime explorasse como poucos os limites dos materiais e objetos, resultando em coleções para clientes tão diversos como ArtQuitect (banheiros), Established & Sons e Moooi (móveis domésticos), Metalarte e Swarovski (luminárias), Berhardt Design (tecidos), Piper Heidsieck (champagnes), Gaia & Gino (vasos) e Bosa Ceramiche (objetos de cerâmica).

Jaime atualmente mora em Londres e tem escritórios em Barcelona e Treviso. Seu trabalho já apareceu nas mais renomadas publicações de arte e design do mundo. Entre os prêmios que já ganhou, estão os de Melhor Instalação pela Icon Magazine, Artista Revelação pela Wallpaper e o Elle Deco International Award em 2006. Em 2008 Jaime foi o artista mais novo da história a ser convidado de honra da Bienal de Interiores da Bélgica.

Fonte: Núcleo Goiano de Decoração

JAIME.-LLADRO-PORTRAIT-GREEN-CHICKENpeq

45166_02 BD-Barcelona-Design-Showtime-Armchair-with-Cover Bisazza-Bagno_The-Hayon-Collection_14-800x1200 CASSINA-Reaction-Poetique-Jaime-Hayon-1 design-museum-holon-funtastico-jaime-hayon-designboom-13 Fritz-Hansen-Ro-Chair-Jaime-Hayon-1 Hayon1 jaime-hayon-funtastico-g08 Jaime-Hayon-groninger-museum jaime-hayon2  JaimeHayon_3 large_jaime_hayon_fritzhansen_02 LLADRO_PORTRAIT_JAIMEsmall_web OROLOG_Miko-Playtime_watch-series_Jamie-Hayon_dezeen_936_3 Ro-Sessel-pink-mit-Jaime-Hayon-sitzend-Rueckseite spanish-idyll-hayon-and-klunder-family-portrait studioofjaimehayon Trafalgar_Square,_London_-_geograph.org.uk_-_1707872