No inverno é muito comum a temperatura cair, as chuvas ficarem mais intensas e as famílias viajarem para regiões serranas, interiores e casas de campo. Este tipo de refúgio é a nossa inspiração de hoje. A arquitetura e o design de interiores com estilo rústico significa ter um ar de campo, onde o ambiente e os itens que compõem são mais simples. E para adaptar isso ao espaço a maneira mais interessante é levar através dos materiais que apresentam um ar mais natural e sem muitos detalhes.

Basicamente esse estilo se baseia na decoração utilizada nas antigas colônias dos países europeus, que começou quando representantes das metrópoles, imigrantes e elites locais queriam levar um pouco da sofisticação e conforto para suas casas na colônia. Vale frisar que essa vertente tem uma boa pegada rústica: a ideia é tornar o ambiente o mais aconchegante possível. Tanto em cores como nos materiais escolhidos para o interior dos espaços devemos buscar a boa e velha sensação de naturalidade. No caso das cores, por exemplo, é comum introduzir-se elementos-chave em tons da terra, marrom ou avermelhada, com base em cores neutras como branco, cinza ou bege.

Em relação aos materiais, fica claro que a madeira tem total protagonismo no estilo. Pedra, aço ou vidro temperado são perfeitos para acompanhar os materiais. Você também pode optar por madeiras exóticas, como iroko, Mindi, entre outras, para dar um toque pessoal ao seu interior. Com relação aos complementos, estes são mais valorizados que em outros estilos decorativos, já que são responsáveis em boa parte por transmitir as sensações de calor, aconchego e naturalidade à decoração. Opte por complementos clássicos, que tenham uma “história”, como candelabros, candeeiros de ferro, baús, maletas clássicas, tapetes de fibras naturais, cortinas, tecidos leves como o linho ou algodão (sempre em tons neutros) ou mesmo painéis japoneses ou biombos para separar espaços. Peças antigas, que passaram de geração por geração, são ótimas para compor um visual rústico. Além disso, trazem originalidade ao ambiente.

Como já dissemos, o material mais utilizado para trazer esse ar campestre é a madeira. Esse você pode abusar muito, seja ele em móveis ou piso. O interessante nesse caso é deixar a parede lisa com uma pintura neutra e os móveis em tons terrosos: marrom, bege, fendi e pérola. Para quem quer a parede destacada no ambiente, pode revestir com tijolo ou pedras que combinam muito com pisos em tons claros. No entanto, se engana quem pensa que o estilo rústico é exclusivo para as casas de campo. É possível adotar esse tipo de decoração em qualquer ambiente. Os móveis rústicos apresentam imperfeições e acabamento envelhecido. Elementos naturais, como a mobília em madeira, ajudam a criar um espaço aconchegante e despojado. No estilo country são adotadas cores em tons terrosos e pastéis. Tudo para levar o ar tranquilo do campo pra onde você quiser. O inverno pode até passar, retornando no outro ano, mas o aconchego e conforto permanecem o ano todo!

Fonte adaptada: Decora Facil e Carro de Mola.

imagem-140

imagem-2410

imagem-440

0,,21944094,00

2510994_original   cozinha-rustica-sitio decoracao-de-uma-cozinha-rustica

old interier

imagem-340

imagem-1910

imagem-810

imagem-1610

imagem-1710

imagem-2010

imagem-4114

imagem-2610

imagem-4910

imagem-5010

carrodemola-decoracao-colonial

rústico

rustico1

imagem-79