Luís Barragán foi um entre os diversos arquitetos que fez parte do movimento modernista ao criar seus projetos tendo como base fundamental as linhas retas e simples. No estilo moderno de arquitetura podemos destacar tanto os edifícios mais simples e com ângulos retos, mas também com linhas orgânicas, como é o caso dos projetos de Oscar Niemeyer, por exemplo. No caso de Luis Barragán, suas construções seguiam o primeiro caso, sempre com linhas bem retas e definidas, com espaços com pouca poluição visual, mas que se destacavam por suas colorações vibrantes, o que virou característica do arquiteto. Barragán atuou com uma arquitetura única, distinta, que remete tanto a ideologia do Movimento Modernista Europeu, como ao regionalismo tradicional mexicano. Essa mescla concebida cria uma arquitetura singular, de beleza e emoção, com amplos espaços, pé-direito alto, cores vibrantes criando sombras e jogos de luzes pelos vazados e pelo jogo de espaços, permitindo o estranhamento, a reflexão e a contemplação de todo conjunto de obra desse “arquiteto”. Foi um dos arquitetos mexicanos mais importantes do século XX e o único de sua nacionalidade a obter umPrêmio Pritzker em 1980 (segundo ano do prêmio).

Saiba um pouco mais nas informações abaixo:

PRITZKER 1980 – LUIS BARRAGÁN

Porque foi escolhido – palavra do júri:
“Estamos homenageando Luis Barragán por seu comprometimento com a arquitetura como um ato sublime da imaginação poética. Ele criou jardins, praças, e fontes de extrema beleza – terrenos metafísicos para meditação e companheirismo. A aceitação inabalável da solidão como o destino do homem permeia o trabalho de Barragán. Sua solidão é cósmica, com o México como a morada temporal que ele amorosamente aceita. É para a maior glória das casas, que ele criou jardins, onde o homem pode ter paz consigo mesmo, e uma capela, onde as suas paixões e desejos podem ser perdoados e sua fé proclamada. O jardim é o mito do Início e a capela o mito do Fim. Para Barragán, a arquitetura é a forma que o homem dá à sua vida, entre os dois extremos.”

Nome:
Luís Barragán

Nacionalidade:
Mexicano

Nascimento:
9 de março de 1902

Morte:
22 de novembro de 1988

Formação:
Graduação em Engenharia e Arquitetura pela Escuela Libre de Ingenieros, de Guadalajara, no México

Site oficial: clique aqui!

Curiosidades:
– 1924-1926 – fez uma viagem de dois anos pela Europa, conhecendo França, Espanha, Itália e Grécia.
– Barragán nunca conseguiu retirar seu diploma de Arquitetura, que cursou logo após a Engenharia, na mesma Escuela Libre de Ingenieros por causa desta viagem para conhecer o Velho Mundo. — Em compensação, conheceu Le Corbusier e Picasso nesta mesma viagem.
– 1948 – constrói a sua própria residência, bem representativa de sua linguagem arquitetônica, a Casa Barragán, na Cidade do México, que em 2004 virou Patrimônio da Humanidade da Unesco.
– 1945 – decide atuar como empreendedor imobiliário e adquire terras no Pedregal de San Ángel, onde desenha o plano de urbanização e projetos de residências, junto com outros arquitetos. – Apesar da qualidade arquitetônica, o empreendimento foi um fracasso e levou Barragán a anos de dificuldades financeiras.
– Considerado um dos arquitetos mexicanos mais importantes da história – e único desta nacionalidade a ganhar o Pritzker -, Barragán lançou sua própria linguagem moderna na arquitetura, com cores vibrantes, texturas, contrastes, luz e sombra. Muitos de seus trabalhos são de Paisagismo.

Fontes adaptadas: westwing, arqbacana e wikipedia.

lrbln4

Fuente_de_los_Amantes

jp-barragan-2-master1050

Luis_Barragán_House_and_Studio_Street_view

1340480095_usuario_de_flickr_picacch_1312847189_picacch

Torres_de_Satélite_-_4

Casa_Giraldi_Luis_Barragan

694239

1340480172_usuario_de_flickr_lrbln_1312847168_lrbln5

Casa_Liraldi_Luis_Barragán

 

12_Casa_Gilardi

Luis-Barragan-House-and-Studio-Interior

110520_casa_barragan_02_esszimmer_01_post

1340480130_cortes5

1340480177_usuario_de_flickr_lrbln_1312847171_lrbln6

casa-bela-barragan-5  ET8A4253

Luis-Barragán-50